quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dissertação na área de ensino: Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio





01. Referência completa do trabalho:
SOARES, Sandro Stanley. Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Dissertação (Mestrado) IFG – Campus Jataí, Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática, 2015.

02. Identificação da pesquisa:
     Título: Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio
     Autor: Sandro Stanley Soares

03. Análise da pesquisa
     Objeto de Estudo/Tema: Integração curricular. Integração das disciplinas de Física e técnicas de um curso técnico integrado ao Ensino Médio
     Problema de Pesquisa:
Há insegurança em relação à integração das disciplinas comuns do Ensino Médio às específicas do curso de Edificações.
Há professores que sofrem por não saber como proceder, por mais que estudem, leiam, pesquisem etc.
Há um sentimento de desamparo e que há pouco diálogo entre os professores.
     Pergunta de Pesquisa:
Como promover um Ensino de Física integrado, aproveitando-se a estrutura física e os recursos laboratoriais disponíveis para o curso técnico?

     Objetivos da pesquisa:
     Geral
-Verificar a existência e como se realiza a integração curricular da disciplina Física às demais disciplinas técnicas no curso técnico em Edificações ao Ensino Médio.
     Específicos:
-Analisar como é trabalhada a disciplina de Física para o curso técnico integrado em Edificações;
-Observar como os professores de Física e os professores de outras disciplinas específicas, entendem a necessidade de integração, compreendida em duas perspectivas: de conteúdos; e de metodologias de trabalho, como forma de perceber a ocorrência do diálogo entre teoria e prática;
-Apresentar a necessidade e as vantagens de os professores aproveitarem os espaços de sala de aula e principalmente os laboratórios para estreitar a integração da disciplina de Física com as demais disciplinas, entre outros.

     Referencial Teórico:
     Principais conceitos
- relação trabalho-educação; o papel da educação na sociedade capitalista;
- educação profissional no Brasil na década de 1990, o Decreto 2.208/1997;
- Decreto 5.154/2004;
- ensino médio integrado
- currículo integrado,
- interdisciplinaridade;
- formação politécnica, formação de professor

     Principais teóricos
MARX; ENGELS, 2005,
KLEIMAN; MORAES, 2003
KUENZER, 2007
APPLE,1989
MOURA, 2010; 2013
BEZERRA, 2013
RODRIGUES, 2005
SAVIANI, 1989; 1998; 2007
FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2010; 2004; 2005
FRIGOTTO, 1993
RAMOS, 2001
GRABOWSKI; RIBEIRO, 2010
MORIN, 1999
VEIGA-NETO, 2002
LUCK, 1994
FAZENDA, 1996, 2001
JAPIASSU, 1975
LARANJEIRAS, 1994
ALMEIDA FILHO, 1997
BORGES, 2002
WERTHEIN; CUNHA, 2005
NARDI,1998
ETGES, 1995

     Procedimentos Metodológicos:
     Tipo de pesquisa: pesquisa-ação
     Abordagem de pesquisa: Qualitativa
     Participantes da pesquisa: professores, coordenadores do curso, gestores e alunos da instituição pesquisada
     Local onde a pesquisa foi realizada: curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do IFG, campus Jataí.  
     Técnicas e instrumentos utilizados na coleta de dados
Para identificar como a integração entre as disciplinas de Física e profissionalizantes ocorre, promoveu uma oficina, mediada por uma professora especialista no tema de integração Médio/Técnico, possibilitando um diálogo entre os professores de Física e os professores da área Técnica. A oficina teve como objetivo promover o diálogo entre os professores de Física e os professores do núcleo específico do Curso Técnico em Edificações.
 Duração: 8 horas. O Público alvo foram os professores de Física e os professores de Estruturas, Resistência dos Materiais, Instalações Elétricas e Hidráulicas, Materiais de Construção; Mecânica dos Solos; Construção Civil.
Etapas:
“1) apresentação da situação- momento em que estabelecemos trabalhar a integração da disciplina de Física à outra disciplina técnica do curso de Edificações;
2) Produção inicial- oferecemos uma oficina sobre integração e interdisciplinaridade, e a partir dela realizamos 4 reuniões com os professores sujeitos desta pesquisa, definidos na oficina. Nessas reuniões o quadro comparativo de conteúdos das disciplinas técnicas, e, posteriormente elaboramos a Sequência Didática.
3) Módulos (6 aulas), sendo: 2 (duas) aulas de Física de 45 min cada, e 4 (quatro) aulas de 45 min, de Instalações Elétricas. Essas aulas foram realizadas em laboratório.”
4) Avaliação final pelos professores, e avaliação pelos alunos.
     Análise dos dados
     Como se tratou de uma pesquisa-ação, os dados foram analisados pelo pesquisador e os sujeitos participantes.
     A análise pareceu coerente em função do envolvimento obtido por parte dos sujeitos de pesquisa.
     Os resultados pareceram plausíveis em virtude de repercutir positivamente na organização do trabalho pedagógico do próprio curso, uma vez que houve participação e reflexão sobre a prática da integração curricular. “A partir dessa oficina, fizemos a correlação entre os conteúdos das disciplinas técnicas com os conteúdos de Física, buscando elaborar uma proposta de aula integrada, com vistas à produção de uma sequência didática - produto final desta pesquisa. Nessa perspectiva, a disciplina que apresentou mais convergência de seus conteúdos com a Física foi “Instalações Elétricas”, ofertada no 3° ano do curso técnico em Edificações, na qual aplicamos a sequência didática elaborada pelo pesquisador juntamente com os professores de Física e de Instalações Elétricas”
     Os resultados responderam às perguntas iniciais e satisfizeram os objetivos de pesquisa.
     Produto esperado: Módulo de Formação Continuada: Integração Física/Edificações. Nesta oficina, os professores refletiram sobre como promover a integração dos conteúdos de Física e das disciplinas profissionalizantes.


04. Conclusões (do autor/a do artigo ou dissertação):
Os resultados respaldam as conclusões. Foi estabelecida relação dos resultados com a literatura.
Constatação de dificuldade por parte dos professores de Física e da área técnica em trabalhar os conteúdos de forma integrada.
Os professores não apresentaram dificuldades na aplicação da Sequência Didática e apresentaram uma boa desenvoltura ao expor os conteúdos de Física vinculando-os aos conteúdos relativos à disciplina de Instalações Elétricas.
Os professores das disciplinas envolvidas concordaram sobre a importância de se estabelecer uma relação de diálogo entre as áreas de conhecimento, superando os ranços da fragmentação; a reflexão crítica sobre a experiência construída, sequência didática, possibilitou aos professores um maior amadurecimento, pois não tiveram a oportunidade e a vivência interdisciplinar no processo de formação.
O uso de Sequência Didática demonstrou ser uma relevante via para se alcançar a integração do Ensino Técnico.
Pontos fracos foram discutidos. Os professores também reconheceram a fragilidade e a circunscrição da experiência à pesquisa, contudo na vivência estabelecida, se mostraram propensos a novas experiências e ao crescimento em grupo, por meio da parceria em prol da construção de conhecimentos mais significativos para os alunos  
O autor sugere que mais disciplinas se envolvam em novas experiências de integração curricular.

05. Análise crítica:
Foi uma satisfação a leitura da dissertação. Tratou-se de um texto bem escrito com definição clara de objetivos, coerência e articulação de objetivos e resultados, especialmente a repercussão dos resultados de pesquisa no curso técnico em questão, potencializada em função da escolha metodológica da pesquisa-ação. Contudo, há concepções e usos da interdisciplinaridade circunscritas à filosofia do sujeito e não à percepção da interdisciplinaridade do objeto, tendo em vista à complexidade que lhe é intrínseca.
Cada vez mais, notadamente após o início do ProrEPT, percebo que a integração curricular não se constitui em uma prática comum, pacificada, cotidiana daqueles que trabalham com a docência da educação profissional. A integração curricular parece constituir-se em um território de disputas. Entre disciplinas de formação geral e disciplinas de formação profissional? Ou entre todas disciplinas?

2 comentários:

  1. Achei interessante a maneira como foi proposto a solução de parte do problema da pesquisa: a Oficina. Interessante porque tenho pensado num produto parecido, mas muita coisa pode mudar.

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  2. Também achei muito interessante a metodologia da pesquisa, por ser participante; e também a ideia da oficina.

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