sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Fichamento de Dissertação: A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência na educação profissional.



A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência na educação profissional
Métodos e Gestão em Avaliação
Avaliação Educacional


KORB, Thiago. A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência na educação profissional. Dissertação (mestrado profissional). Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. 2019.

Objetivo geral
Propor uma escala que permita avaliar na prática o domínio psicomotor da aprendizagem,
no contexto da educação profissional, à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Objetivos específicos
• Investigar experiências empregadas na avaliação do domínio psicomotor
utilizando a Teoria de Resposta ao Item como método de análise e interpretação
de resultados.
• Caracterizar o experimento objeto de estudo quanto a elaboração da matriz de
referência do constructo, instrumento de avaliação utilizado e processo de
aplicação das provas práticas.
• Realizar a estimação dos parâmetros dos itens de avaliação e proficiência dos
estudantes na perspectiva do domínio psicomotor da aprendizagem.
• Elaborar escala de níveis de desempenho de estudantes da educação profissional,
que permita a identificação da qualidade da proficiência e interpretação
pedagógica do domínio psicomotor da aprendizagem.
• Aplicar a escala construída na amostra selecionada para diagnóstico dos níveis de
desempenho dos estudantes da educação profissional.

Problema de pesquisa
Como elaborar uma escala que permita avaliar na prática o domínio psicomotor da
aprendizagem de estudantes da educação profissional?

A dissertação se utilizou dos referenciais de avaliação educacional em larga escala; métodos quantitativos em avaliação educacional; aplicação da TRI em contexto de avaliações práticas na educação profissional;  taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom (inclusive revisões); para a proposição de uma metodologia viável de mensuração do domínio psicomotor da aprendizagem, considerando suas peculiaridades.

Metodologia
O campo de pesquisa abrangeu uma amostra estudantes da educação profissional de nível
médio, do Curso Técnico em Mecânica, vinculados ao SENAI, pertencentes a todas as regiões geográfica do país.
A pesquisa utilizou a aplicação da TRI em avaliações práticas de proficiência (focadas no “saber fazer” e não no “saber”), como uma nova abordagem e alternativa para os tradicionais testes cognitivos utilizados nas avaliações de larga escala da educação básica e superior.

Importância do estudo em função da carência de parâmetros de avaliação em larga escala para essa modalidade de ensino no país; e em virtude de trazer uma metodologia de mensuração do domínio psicomotor da aprendizagem, relacionando-a à avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Indicado aos estudos de avaliação educacional, métodos quantitativos em avaliação educacional, Teoria de Resposta ao Item, taxonomia dos objetivos educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.
Disponível na Universidade Federal de Santa Catarina.

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