A avaliação do domínio
psicomotor da aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência
na educação profissional
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Métodos e Gestão em Avaliação
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Avaliação Educacional
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KORB, Thiago. A avaliação do domínio psicomotor da
aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência na educação
profissional. Dissertação (mestrado profissional). Universidade Federal de
Santa Catarina UFSC. 2019.
Objetivo geral
Propor uma escala que permita avaliar na prática o
domínio psicomotor da aprendizagem,
no contexto da educação profissional, à luz da
Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Objetivos específicos
• Investigar experiências empregadas na avaliação
do domínio psicomotor
utilizando a Teoria de Resposta ao Item como método
de análise e interpretação
de resultados.
• Caracterizar o experimento objeto de estudo
quanto a elaboração da matriz de
referência do constructo, instrumento de avaliação
utilizado e processo de
aplicação das provas práticas.
• Realizar a estimação dos parâmetros dos itens de
avaliação e proficiência dos
estudantes na perspectiva do domínio psicomotor da
aprendizagem.
• Elaborar escala de níveis de desempenho de
estudantes da educação profissional,
que permita a identificação da qualidade da
proficiência e interpretação
pedagógica do domínio psicomotor da aprendizagem.
• Aplicar a escala construída na amostra selecionada
para diagnóstico dos níveis de
desempenho dos estudantes da educação profissional.
Problema de pesquisa
Como elaborar uma escala que permita avaliar na
prática o domínio psicomotor da
aprendizagem de estudantes da educação
profissional?
A dissertação se utilizou dos referenciais de avaliação educacional em larga escala; métodos quantitativos em avaliação educacional; aplicação da TRI em contexto de avaliações práticas na educação profissional; taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom (inclusive revisões); para a proposição de uma metodologia viável de mensuração do domínio psicomotor da aprendizagem, considerando suas peculiaridades.
Metodologia
O campo de pesquisa abrangeu uma amostra estudantes
da educação profissional de nível
médio, do Curso Técnico em Mecânica, vinculados ao
SENAI, pertencentes a todas as regiões geográfica do país.
A pesquisa utilizou a aplicação da TRI em avaliações práticas de proficiência (focadas no “saber fazer” e não no “saber”), como uma nova abordagem e alternativa para os tradicionais testes cognitivos utilizados nas avaliações de larga escala da educação básica e superior.
Importância do estudo em função da carência de
parâmetros de avaliação em larga escala para essa modalidade de ensino no
país; e em virtude de trazer uma metodologia de mensuração do domínio
psicomotor da aprendizagem, relacionando-a à avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Indicado aos estudos de avaliação educacional, métodos quantitativos em avaliação educacional, Teoria de Resposta ao Item, taxonomia dos objetivos educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.
Disponível na Universidade Federal de Santa Catarina.
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sexta-feira, 11 de outubro de 2019
Fichamento de Dissertação: A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: estudo para construção de escala de proficiência na educação profissional.
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