quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Seminário de Lançamento dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais-volumes 2 e 3 aconteceu no dia 28/11/2019 no Inep.

Compartilho o resumo da minha participação: ... Diferenças de rendimento e fluxo entre os tipos de oferta do ensino médio: uma análise exploratória Robson dos Santos Gustavo Henrique Moraes Ana Elizabeth M. de Albuquerque O ensino médio no Brasil apresenta, ao longo da história, uma diversidade de formas de oferta. Tendo isso em conta, o estudo analisou, de forma exploratória, as variações nas taxas de rendimento e fluxo considerando os diferentes tipos de oferta do ensino médio. Por meio de estatísticas descritivas, buscou verificar se a repetência, o abandono e a evasão, fenômenos que afetam a universalização da educação básica no Brasil, apresentam tendências distintas quando se leva em conta se a oferta do ensino médio ocorre de forma propedêutica, por meio de cursos técnicos integrados ou pelo normal/magistério. Os resultados apontam para a permanência dos fenômenos (reprovação, abandono e repetência) na etapa de ensino médio, mas com diferenças relevantes. Ressalte-se que os cursos técnicos integrados apresentaram, em média, menores valores de repetência, abandono e evasão frente aos registrados nos demais tipos de oferta.

2 comentários:

  1. Ana, eu gostei muito do seu blog e da riqueza contida nas suas postagens! Parabéns! Espero que continue alimentando este espaço!

    ResponderExcluir
  2. Foi um desafio, uma inovação na minha vida, acho mesmo que nunca pensei em ter um. Mas gostei da experiência.

    ResponderExcluir